A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) está um pouco mais otimista em relação ao desempenho da indústria de esmagamento neste ano. Em seu novo conjunto de estimativas para o complexo soja, a entidade elevou em 0,5% sua estimativa para o volume de soja a ser processada no Brasil: de 57,5 para 57,8 milhões de toneladas.
Embora a correção mais recente seja relativamente modesta, essa não é a primeira elevação feita pela entidade. Na virada do ano, as estimativas da Abiove apontavam para a moagem de 57 milhões de toneladas em 2025. Nem mesmo o adiamento da chegada do B15 determinado pelo governo federal em fevereiro foi suficiente para reduzir as apostas.
Com o novo número, o volume de soja esmagada no Brasil deverá subir 3,6% em relação ao ano passado, estabelecendo um novo recorde para o setor. A indústria nacional deverá processar cerca de um terço da soja colhida pelo Brasil na safra 2024/25.